Descrição

O jogo de Damas tem dois participantes, que usam um tabuleiro para jogar.

  1. Jogadores - 2.
  2. Peças - 24 peças, 12 brancas e 12 pretas.
  3. Tabuleiro - tabuleiro de 64 casas, claras e escuras.
  4. Distribuição - 12 peças da mesma cor para cada jogador, posicionadas nas casas escuras, ocupando as três linhas mais próximas de cada jogador.
  5. Objetivo - Capturar todas as peças do oponente ou deixá-lo impossibilitado de mover.

Definições

  1. Dama - a peça coroada após parar na última linha do tabuleiro. A dama fica com uma peça da mesma cor em cima para representá-la.
  2. Grande diagonal - a maior linha formada diagonalmente pelas casas escuras.
  3. Lance - o deslocamento de uma peça para outra casa.
  4. Captura - um lance onde uma peça passa por cima de uma peça adversária que está entre a sua casa e a sua casa de destino.
  5. Tomada em cadeia - uma lance onde uma peça captura duas ou mais peças sucessivamente.

O Jogo

O tabuleiro deve ser posicionado de modo que a grande diagonal comece do lado esquerdo de cada jogador. Assim, a primeira casa à esquerda de cada jogador será preta. O jogador que estiver jogando com as peças brancas começa o jogo, podendo dar o primeiro lance. A seguir, os jogadores alternam jogadas até o fim do jogo. As peças comuns só podem se movimentar para a frente, para uma casa preta livre na próxima linha, diagonal à sua casa atual. As damas podem se movimentar em diagonal para frente e para trás para qualquer casa livre, desde que o caminho esteja livre. O jogo termina quando todas as peças de um jogador forem capturadas ou quando este não puder mais fazer nenhum lance válido.

Captura

A captura das peças é obrigatória, ou seja, se na vez de um jogador ele puder capturar uma peça adversária, ele deve fazê-lo. Quando tiverem duas ou mais capturas possíveis, o jogador deve realizar o lance onde houver o maior número de capturas. Em caso de equivalência, o jogador pode escolher qual das capturas vai fazer. As peças comuns só podem capturar para frente e para trás peças adversárias adjacentes às suas. As damas podem capturar peças distantes na sua diagonal, desde que o caminho entre a dama e a peça capturada esteja livre, e o caminho entre a peça capturada e a casa de destino da dama esteja também livre. Quando uma captura é realizada, a peça capturada é removida do tabuleiro, ficando em poder do jogador que a capturou. Quando uma peça faz uma captura e fica numa posição onde é possível fazer outra captura, ela deve fazê-la na mesma jogada, realizando uma tomada em cadeia. A peça deve fazer isso até que não seja mais possível capturar peça alguma neste lance.

Regra de Empate

  1. A partir de qualquer ponto da partida se ocorrerem 20 (vinte) lances sucessivos de Damas, sem captura ou movimento de peças comuns.
  2. Se uma mesma posição se produzir pela terceira vez, cabendo ao mesmo jogador o lance será considerado um empate.
  3. Se um jogador possuir três damas contra uma dama do outro jogador, será considerado empate se o jogador com o maior numero de peças não conseguir obter vitória em vinte lances.
X Fechar

Integrantes

Saulo Lima

some text

Rafael Torrezani

some text

Vitor Barcelos

some text